Sobre Nós
PERCURSO
A Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (AMAIA) é uma associação de carácter profissional, científica, de direito privado e de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, com membros individuais (técnicos e especialistas) e colectivos (públicos e privados).
Formada em 2009, a AMAIA é filiada á Associação Internacional de Avaliação de Impacto Ambiental – IAIA – www.iaia.org
A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) desempenha um papel determinante na promoção do desenvolvimento sustentável através da promoção de processos de discussão e tomada de decisão abertos e transparentes.
O número de profissionais com experiência em AIA em Moçambique é no entanto escasso, tanto a nível das instituições governamentais, como a nível de proponentes, consultores e instituições de ensino, sendo urgente a capacitação de mais recursos para dar resposta à actual demanda, seguindo as boas práticas internacionais de AIA.
MISSÃO
Promover a qualidade no processo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e na Gestão Ambiental; e Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
VISÃO
Promover a melhoria contínua dos conhecimentos e competências profissionais daqueles envolvidos na avaliação de impacto ambiental e na sua gestão; Elevar a qualidade e fiabilidade da prestação de serviços por parte de todos os profissionais da área através de um código de ética.
OS NOSSOS OBJECTIVOS
  • Promover a melhoria contínua de conhecimentos e competências profissionais;
  • Promover a qualidade do processo de gestão ambiental em Moçambique;
  • Definir e promover um Código de Ética para os profissionais associados;
  • Colaborar com as associações congéneres,  agências governamentais e ONGs em matéria de gestão ambiental;
  • Promover um desenvolvimento que seja sustentável e que optimize o uso de recursos naturais e as oportunidades de gestão.