Curso Sobre Avaliação de Impacto na Saúde (AIS) de Projectos de Grandes Infra-Estruturas

Compreender, avaliar e gerir os riscos e impactos na saúde e segurança da comunidade em áreas onde os projectos de grandes infra-estruturas (por exemplo, mineração, construção de estradas e pontes, barragens, construção de ferrovias) estão sendo implementados representam desafios únicos. Isto inclui questões sobre como as mudanças induzidas pelo projecto podem ter um impacto negativo na saúde da comunidade ou como num influxo de trabalhadores do projecto pode aumentar a transmissão ou a taxa de doenças infecciosas. O presente Curso é implementado no âmbito da iniciativa de investigação para o desenvolvimento (hia4sd.net) que visa reforçar a utilização da Avaliação do Impacto na Saúde (AIS) no processo de licenciamento de projectos de infra-estruturas de grande escala. O objectivo do curso é contribuir para uma compreensão sólida da abordagem da AIs, que é fundamental para promover ainda mais a prática da AIs em Moçambique. Através do curso interactivo de curta duração, os participantes aprenderão o conceito de AIs como uma abordagem para gerir e promover, sistematicamente, a saúde e segurança nas comunidades afectadas pelos projectos. Este curso oferece também ferramentas teóricas e práticas que permitirão aos participantes aprenderem a realizar uma AIS bem como a rever, metodicamente e de forma critica, conteúdos da dimensão saúde em relatórios de estudos de Avaliação do Impacto Ambiental.


O curso será implementado de uma forma interactiva na qual a teoria será discutida no contexto de estudos de caso realizados em Moçambique. Este curso é organizado conjuntamente pelo Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (https://www.cismmanhica.org/) e pela Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental (https://amaiamocambique.org/).


Data e hora: 27 a 30 de Setembro; 8:00 -16:00hrs
Local: Instituto de Formação em Telecomunicações, Prolongamento da Av. Kim Il Sung, nº 96, Cidade de Maputo.

Métodos de Inscrição
Inscrições limitadas. Tanto as inscrições como o respectivo pagamento deverão ser efectuados até ao dia 23 Setembro de 2022. O custo do curso é de 6.200,00MZN para os membros da AMAIA, e de 7.000,00MZN para não membros. Os pagamentos devem ser feitos á Associação Moçambicana de Avaliação de Impacto Ambiental através de depósito ou transferência bancária utilizando os seguintes detalhes bancários:

Banco – BCI Fomento
N°: conta: 1636157310001
NIB: 000800001636157310180

Facilitadores do curso:

Screenshot 2022-08-30 025906
Dr. Hermínio Cossa
Epidemiologista ambiental e investigador com foco na Avaliação do Impacto na Saúde (AIS) projectos de grandes infra-estruturas no CISM.

Picture3
PD Dr. Mirko Winkler
Perito internacional em prática, investigação e formação em avaliação de impacto na saúde (AIS).

Confira a Agenda do Evento no hyperlink disponibilizado abaixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: